DAMAS+REDE=PODER | O Poder da Rede, by Jogo de Damas

Spread the love
Oi, oi, gente!
Tudo certo?
Hoje venho falar de um evento que aconteceu aqui em Porto Alegre no último final de semana: O Poder da Rede, by Jogo de Damas.
Quem me conhece sabe que eu tenho o maior orgulho da existência do Jogo de Damas, até porque estou sempre falando do site por aí! O fato de existir um grupo de mulheres preocupadas com assuntos antes considerados masculinos e que defende a ideia da equidade de gênero – e esse grupo ser acessível – deixa qualquer mulher orgulhosa!
E pra quem não me conhece ainda e não faz ideia do que estou falando: 
O Jogo de Damas é um portal feito por mulheres e para mulheres com foco em empreendedorismo, negócios e carreira. Um dos três pilares do Jogo de Damas é o networking. A partir daí, o evento O Poder da Rede, realizado nos dias 28 e 29 de março, levou centenas de mulheres ao Teatro do CIEE, em Porto Alegre, em busca de conhecimento, inspiração e, claro, muito networking, pois todas acreditamos no Poder da Rede.
Sob o comando de Deb Xavier, criadora do Jogo de Damas, o evento foi um sucesso em seus dois dias de palestras. 
Eu estive presente nos dois dias do evento, onde pude presenciar as histórias de muitas mulheres que, independente da área de atuação, da família e da capacidade financeira, estão em busca do sucesso. Muitas delas já atingiram um determinado grau de satisfação profissional e, por este motivo, são mulheres reais que inspiram outras pessoas e que fazem a rede acontecer.


O Poder da Rede
B-Day Jogo de Damas  ~ 3 anos
Lançamento Dama Mentoring


Mulheres que Fazem

*O QUE ROLOU SÁBADO:

– O evento logo teve na abertura a participação da Economista-chefe da FECOMERCIO Patrícia Palermo desmistificando o “economês” sobre “Economia em rede: como as conexões e relações estão transformando a economia”.

– Após veio uma palestra que acho que vai mudar totalmente a vida de muitas pessoas no quesito PROJETOS: Tahiana D’Egmont – CEO da Kickante, falando sobre crowdfunding. Confesso que não sabia nada sobre isso e que fiquei muito surpresa e otimista com essa possibilidade.


– Em “A Rede como modelo de negócios: cases e aprendizados”, ouvimos os cases de 4 diferentes mulheres, de cunho social ou não, onde foi muito discutida a diferença entre coordenar equipes e saber liderar e a aceitação das mulheres à nomenclatura de cargos de liderança. Também foi discutido o significado de SUCESSO, evidenciando a subjetividade do conceito.




– Após, um momento muio aguardado por muitas mulheres, o bate-papo com Alice Ferraz. Extremamente simpática e paciente com todas as meninas que queriam falar com ela no final – inclusive eu! Alice Ferraz é fundadora da FHits, plataforma de blogs brasileiros, uma das pessoas mais importantes e influentes do mundo da moda e da comunicação, criadora do primeiro curso de graduação em Mídias Digitais do mundo. Com certeza a presença dela deixou o evento ainda mais estiloso!

Bate-papo com Alice Ferraz 

Alice Ferraz e A Economista de Batom

– O quadro Mulheres Reais trouxe a possibilidade do público escolher as melhores histórias de empreendedorismo feminino para estarem no palco passando as suas experiências. Foram seis mulheres escolhidas contando para o público sobre o seu conhecimento.

O Poder da Rede ~ Mulheres Reais


*O QUE ROLOU DOMINGO:

– A abertura foi com a palestra do consultor de carreira Paulo Amorim, falando sobre “A Guerra dos Sexos no Mundo Profissional”. Ele contou que, certa vez, promoveu uma funcionária que estava grávida, coisa muito rara nas empresas quando se leva em conta que a mulher grávida terá toda a licença maternidade pela frente antes de voltar ao trabalho. Amorim também falou sobre a importância de levar em consideração os valores e aquilo que nos faz feliz na hora de escolher a carreira e o futuro profissional. 



– No painel sobre Redes, Mentoria e Liderança, Soraia Schutel e Gabriela Guerra falaram sobre a importância do coaching e da mentoria, sobre o trabalho da mulher na história da economia, sobre o “passivo histórico” que faz com que sempre tenhamos que lutar pelos mesmos direitos que os homens têm na sociedade. Soraia falou sobre uma coisa que se encaixa perfeitamente na vida de muitas mulheres: “transformar a dor em força de ação” para que possamos buscar aquilo que queremos. 

– Palestra com Débora Azevedo, professora e especialista em RH, alertando sobre o que se deve e, principalmente, o que não se deve postar nas redes sociais e ensinando como tirar melhor proveito do Linked In, aplicativo para negócios.

– “Redes e Empoderamento Profissional” trouxe a discussão sobre o empoderamento feminino, sobre o feminismo, que nada mais é do que a busca por equidade de direitos. Trouxe também o posicionamento das palestrantes a respeito de assuntos tais como: a licença paternidade, que deveria ser de mais tempo, pois o pai também cria o filho e, desta forma, evitariam as desigualdades com as mulheres por conta da licença maternidade; e a aposentadoria, no que trata da diferença da idade para homens e mulheres se aposentarem – essa foi bem polêmica!


– Outro painel bem esperado foi o da Luciana, CEO do Love Mondays. Ela trouxe a história da startup, que trata-se de um site onde os inscritos acessam e avaliam a empresa onde trabalham para que possíveis novos funcionários possam ter uma ideia do que os aguarda. Também é possível informar qual é a média de salário que se ganha de acordo com os cargos de pessoas que fazem o cadastro. Também é possível que o inscrito faça uma recomendação à administração da empresa, bem interessante! De acordo com as pesquisas que são feitas com base nas avaliações do site, os funcionários valorizam benefícios corporativos e oportunidades de aprendizado; e costumam falar mal dos salários, da lentidão e da burocracia de alguns lugares. 




Durante todo o momento, entre uma palestra e outra, ocorriam vários sorteios -> não ganhei nenhum… #chateada : P hehehe Fica pra próxima…
E, ainda, durante o coffee break, havia expositores de todas as empresas apoiadoras e patrocinadoras do evento. Esse intervalo para o café é que foi bem interessante para conversarmos entre as participantes, onde aconteceu o verdadeiro networking.

O evento foi conduzido de forma democrática o tempo todo e a Deb Xavier conversava com a plateia como quem conversa entre amigas. Isso foi um diferencial e tanto!

Detalhe: Ela também foi homenageada dentro do quadro Mulheres Reais, com a participação da filha dela! Muito emocionante! Com direito a choro e tudo!

Homenagem para Deb Xavier ~ Mulheres Reais

Gostaria de parabenizar a equipe do evento e do Jogo de Damas por proporcionar estes momentos de aprendizado e de reflexão que são muito inspiradores para todas as mulheres – e homens – que lá estiveram.

Parabéns pela iniciativa e que venham muitos e muitos ano mais! Longa Vida ao Jogo de Damas!


B’josss*!!!

A Economista de Batom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *